Teuthos é uma HQ de ficção científica que se situa entre gênero Space Opera e CyberPunk, contando a história da ocupação do Sistema Solar por uma raça alienígena em troca da solução de um problema que poderia levar a extinsão do ser humano.
Origens
Teuthos se passa no Universo Sistema: Sol, que surge com um grupo de amigos, em meados de 1987, para quem foi desenvolvido um sistema de RPG e toda uma Cosmogonia acerca de um futuro efetivamente possível, com projeções tecnológicas e sociais extraídas de mentes como Clarke, Asimov e Sagan, somadas às visões de futuro dos envolvidos.
O Universo Sistema: Sol serviu de pano de fundo para outras obras ficcionais, como as “Crônicas do Sistema: Sol”, o RPG “Phœbe”, o play-by-mail “MegaParsecs”.
Sistema: SolConcepção
Como é a tradição das narrativas envolvendo o Universo Sistema: Sol, o Teuthos tem por objetivo explorar a decorrência do contato alienígena, as expectativas humanas acerca de evento como este e as consequências da interação entre duas espécies sob paradigmas tão distintos.
Em Teuthos, a humanidade viu todas as suas questões, problemas, animosidades e polarizações em perspectiva ao se deparar com uma espécie que não tinham por divergência apenas a cor da pele, a identidade ou as opiniões, mas um abismo de dessemelhanças, motivações e conceitos éticos total e completamente distintos.
Ética e Estética
Em Teuthos buscou-se uma estética que invocasse as grandes obras de arte sequencial de mestres como Moebius, Manara e Bilal, ao mesmo tempo que abordando o desenrolar da narrativa de forma a tangenciar a malandragem Rodriguiana e o denso noir tupiniquim de Rubem Fonseca.
Fazendo com que a densidade gráfica proposta coadunasse com essa influência dramatúrgica, a ética intrínseca de Teuthos teria de abordar a sexualidade e o erotismo com a mesma trivialidade que faria questão de retratar a intriga, a corrupção e o erro, em uma encarnação canarinho de obras como “O Inkal”, “Borgia” e a “Trilogia Nikopol”, insistindo nas referências que serviram de alicerce para o Universo de Sistema: Sol.
Gêneros
O Universo de Sistema: Sol serviu de ambiente para tantos jogos, contos, crônicas, ilustrações e quadrinhos que a quantidade de gêneros cobertos por todas estas obras faz com que cada uma delas possa ser descrita por uma categoria distinta, mas o que melhor descreveria Sistema: Sol de um modo geral, e Teuthos em particular, seria o gênero Space Opera com notas de CyberPunk.